"Organizar um Plano de Estudos, foi um exercício extremamente, provocativo para mim. Fiz diversas consultas aos trabalhos dos colegas, ao fórum, releituras da proposta de elaboração.
O que foi colocado é: decidam o que é importante para cada um aprender. Esta aprendizagem remete a autonomia, que geralmente é negada a maioria dos estudantes. Esta atividade foi um exercício de autonomia, que gerou insegurança, angústia e confusão, mas com a orientação dos professores se transformou em um instrumento significativo de aprendizagem." Portifólio de Aprendizagens/2008 - Roseli Führ.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Planejamento é o segredo do sucesso
”'Planejamento é o segredo do sucesso.' Não tenho certeza, mas acredito que seja um dito popular ou como algumas pessoas dizem: um “chavão”.
O Seminário Integrador IV, como sempre, trouxe temas desafiadores.
O primeiro: Planeje este é o ofício do mestre, (alusão ao grande mestre: Miguel Arroyo), pensar aonde quer chegar e para onde que está direcionando a atenção dos seus alunos, é fundamental, pois um navio que saia do porto de Rio Grande com intenção de chegar ao Nordeste do Brasil, se não planejar a viagem, estabelecer rotas, poderá atracar no porto de Lisboa em Portugal. Estabelecer metas e objetivos vai direcionar claramente o trabalho." Portifólio de Aprendizagens/2008 - Roseli Führ.
O Seminário Integrador IV, como sempre, trouxe temas desafiadores.
O primeiro: Planeje este é o ofício do mestre, (alusão ao grande mestre: Miguel Arroyo), pensar aonde quer chegar e para onde que está direcionando a atenção dos seus alunos, é fundamental, pois um navio que saia do porto de Rio Grande com intenção de chegar ao Nordeste do Brasil, se não planejar a viagem, estabelecer rotas, poderá atracar no porto de Lisboa em Portugal. Estabelecer metas e objetivos vai direcionar claramente o trabalho." Portifólio de Aprendizagens/2008 - Roseli Führ.
Espaços de memória
"O imaginário do ser humano está repleto de lembranças e recordações, construídas com o passar dos anos. É uma “caixa de pandora” que se denomina memória. Dentro dela os indivíduos guardam os mais diferentes sentimentos, como: o medo, a angustia, a alegria e principalmente a saudade da infância, da rua, do bairro, da igreja, da escola, que com o passar do tempo sofreu mudanças, constituindo novos espaços de vivência e novas memórias.
Com esta pequena reflexão, quero iniciar minha síntese de aprendizagens deste período de estudos. Gostaria de destacar como marco inicial a primeira atividade da interdisciplina de Estudos Sociais, que muito sabiamente solicitou que trouxéssemos para a aula um objeto de nossa memória. Foi possível perceber neste dia que a atividade nos remetia ao momento que o objeto nos suscitava, mas também, todas as construções elaboradas a partir dele. Assim uma fotografia da escolinha em que alguém estudou há trinta anos, despertava uma ampla reflexão sobre a situação atual, como era a abordagem pedagógica da época e agora, quantos funcionários, o tamanho do prédio, a horta que funcionava e agora não tem mais devido a falta de espaço, o número de alunos, enfim uma série de outros conhecimentos foi abordada, com a utilização de uma imagem." Portifólio de Aprendizagens/2008 - Roseli Führ.
Com esta pequena reflexão, quero iniciar minha síntese de aprendizagens deste período de estudos. Gostaria de destacar como marco inicial a primeira atividade da interdisciplina de Estudos Sociais, que muito sabiamente solicitou que trouxéssemos para a aula um objeto de nossa memória. Foi possível perceber neste dia que a atividade nos remetia ao momento que o objeto nos suscitava, mas também, todas as construções elaboradas a partir dele. Assim uma fotografia da escolinha em que alguém estudou há trinta anos, despertava uma ampla reflexão sobre a situação atual, como era a abordagem pedagógica da época e agora, quantos funcionários, o tamanho do prédio, a horta que funcionava e agora não tem mais devido a falta de espaço, o número de alunos, enfim uma série de outros conhecimentos foi abordada, com a utilização de uma imagem." Portifólio de Aprendizagens/2008 - Roseli Führ.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Matematicando
Ufa!!!! Neste semestre a Matemática esteve absolutamente presente na nossa vida, trabalho, horas de folga, sono, já tinha esquecido, os números estão por toda parte. Algumas propostas foram mais difíceis de assimilar, outras mais tranquilas, mas todas significativas com certeza.
Uma aprendizagem que exigiu bastante concentração e leitura, mas foi muito bom fazer a reflexão foi as frações, além dos conhecimentos adquiridos com as atividades, uma fala que chamou a atenção de todas as colgas, no dia da avaliação final, foi a da tutora Analissa, ao dizer que fração é um ótimo exercício de solidariedade. Ensinar a repartir. Está ai uma interpretação que vale a pena trabalhar.
Aprender o mundo perguntando
A atividade sugerida pelo Seminário Integrador: aprender a partir de perguntas, foi na minha opinião muito reflexiva e que contribuiu para repensar nossa prática pedagógica. Classificar as perguntas também foi importante, pois nos remete a um olhar significativo. Não basta elaborar perguntas, para ocupar os alunos, elas devem remeter um querer, devem estar estimulando o desejo de aprender das nossas crianças.
LUZ E SOMBRA = DESCANSO NECESSÁRIO
Penso que a interdisciplina de Ciências foi muito feliz ao abordar os tema Luz e Sombra juntamente com o artigo "Os domingos precisam de feriado" abaixo citado, além dos conhecimentos cientificos adquiridos, também serve de alerta
para este ritmo de vida desenfreado que vivemos atualmente.
"O ciclo vigília-sono é um evento fisiológico e um dos ritmos biológicos organizado temporalmente por estruturas internas, possuindo um padrão cíclico nas 24 horas.
Conforme estudos, o processo do sono é regido por um relógio biológico ajustado num ciclo de 24 horas. .. OS especialistas acreditam quer a principal peça dessa engrenagem é a melatonina - hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal.
Ele começa a ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para "dormir".
Quando o processo tem início, a temperatura cai de 1 a 2ºC e a pressão arterial também sofre leve queda. "Título: Luz e Sombra Autor: Mauricio e José Francisco
"O ciclo vigília-sono é um evento fisiológico e um dos ritmos biológicos organizado temporalmente por estruturas internas, possuindo um padrão cíclico nas 24 horas.
Conforme estudos, o processo do sono é regido por um relógio biológico ajustado num ciclo de 24 horas. .. OS especialistas acreditam quer a principal peça dessa engrenagem é a melatonina - hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal.
Ele começa a ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para "dormir".
Quando o processo tem início, a temperatura cai de 1 a 2ºC e a pressão arterial também sofre leve queda. "Título: Luz e Sombra Autor: Mauricio e José Francisco
'Hoje, o tempo de ‘pausa’ é preenchido por diversão e alienação. Lazer não é feito de descanso, mas de ocupações ‘para não nos ocuparmos’. A própria palavra entretenimento indica o desejo de não parar. E a incapacidade de parar é uma forma de depressão."Os Domingos Precisam de Feriados Publicado por Dr. Alexandre Feldman
terça-feira, 15 de julho de 2008
Tem muita Matemática no lugar em que você vive
Texto que foi diulgado na revista Nova Escola de fevereiro de 2006 e sugerido como leitura para realizar a primeira atividade de Espaço e Forma da Interdisciplina de Matemática. Gostei muito do texto, pois a faixa etária descrita no artigo é a mesma que eu trabalho atualmente. O que segue são minhas reflexões sobre o conteúdo:Como as crianças veem o mundo? Como elas o descrevem?
"Ao iniciar a leitura do artigo, Tem muita Matemática no lugar em que você vive , fiquei muito curiosa, por se tratar de uma turma de primeira série. Pensei que milagre esta professora realizou para trabalhar um conteúdo tão abstrato, visto que meus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, tem dificuldade em se localizar entre os continentes. Durante a leitura fui descobrindo que a preocupação era primeiramente localizar este aluno no pequeno universo para depois ampliar o mesmo. Penso que a educadora foi corajosa, em fazer com que os alunos experimentassem algo novo, diferente, sem aquela preocupação que o aluno precisa necessáriamente assimilar tudo o que esta sendo estudado.
A turma que leciono atualmente é uma turma de primeira série (5,6 anos), quando trabalhamos a noção de espaço e de ocupação do espaço as falas ainda são muito restritas. Minha casa, a casa da tia, a escola, a creche, o mundo é uma "bola azul", o planeta também é azul, é bonito e grande, tem muitas coisas. A nossa sala é pequena, a sala dos outros é maior, referindo-se as demais salas da escola. Uma atividade que gosto de fazer com eles é caminhar pelo bairro, observando os diferentes locais, as placas, os números, estamos a frente da escola, atrás da escola, esta é a rua do lado da escola. Aos poucos vamos construindo noções de espaço e de mundo que as cercam."
"Ao iniciar a leitura do artigo, Tem muita Matemática no lugar em que você vive , fiquei muito curiosa, por se tratar de uma turma de primeira série. Pensei que milagre esta professora realizou para trabalhar um conteúdo tão abstrato, visto que meus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, tem dificuldade em se localizar entre os continentes. Durante a leitura fui descobrindo que a preocupação era primeiramente localizar este aluno no pequeno universo para depois ampliar o mesmo. Penso que a educadora foi corajosa, em fazer com que os alunos experimentassem algo novo, diferente, sem aquela preocupação que o aluno precisa necessáriamente assimilar tudo o que esta sendo estudado.
A turma que leciono atualmente é uma turma de primeira série (5,6 anos), quando trabalhamos a noção de espaço e de ocupação do espaço as falas ainda são muito restritas. Minha casa, a casa da tia, a escola, a creche, o mundo é uma "bola azul", o planeta também é azul, é bonito e grande, tem muitas coisas. A nossa sala é pequena, a sala dos outros é maior, referindo-se as demais salas da escola. Uma atividade que gosto de fazer com eles é caminhar pelo bairro, observando os diferentes locais, as placas, os números, estamos a frente da escola, atrás da escola, esta é a rua do lado da escola. Aos poucos vamos construindo noções de espaço e de mundo que as cercam."
Foi incentivadora esta leitura, pois neste mês estamos trabalhando o Projeto: Conversas sobre a nossa cidade. Os alunos já identificaram seu bairro, sua rua, agora estaremos visitando os bairros dos colegas. Esta sendo muito bacana.
Assinar:
Postagens (Atom)