Texto que foi diulgado na revista Nova Escola de fevereiro de 2006 e sugerido como leitura para realizar a primeira atividade de Espaço e Forma da Interdisciplina de Matemática. Gostei muito do texto, pois a faixa etária descrita no artigo é a mesma que eu trabalho atualmente. O que segue são minhas reflexões sobre o conteúdo:Como as crianças veem o mundo? Como elas o descrevem?
"Ao iniciar a leitura do artigo, Tem muita Matemática no lugar em que você vive , fiquei muito curiosa, por se tratar de uma turma de primeira série. Pensei que milagre esta professora realizou para trabalhar um conteúdo tão abstrato, visto que meus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, tem dificuldade em se localizar entre os continentes. Durante a leitura fui descobrindo que a preocupação era primeiramente localizar este aluno no pequeno universo para depois ampliar o mesmo. Penso que a educadora foi corajosa, em fazer com que os alunos experimentassem algo novo, diferente, sem aquela preocupação que o aluno precisa necessáriamente assimilar tudo o que esta sendo estudado.
A turma que leciono atualmente é uma turma de primeira série (5,6 anos), quando trabalhamos a noção de espaço e de ocupação do espaço as falas ainda são muito restritas. Minha casa, a casa da tia, a escola, a creche, o mundo é uma "bola azul", o planeta também é azul, é bonito e grande, tem muitas coisas. A nossa sala é pequena, a sala dos outros é maior, referindo-se as demais salas da escola. Uma atividade que gosto de fazer com eles é caminhar pelo bairro, observando os diferentes locais, as placas, os números, estamos a frente da escola, atrás da escola, esta é a rua do lado da escola. Aos poucos vamos construindo noções de espaço e de mundo que as cercam."
"Ao iniciar a leitura do artigo, Tem muita Matemática no lugar em que você vive , fiquei muito curiosa, por se tratar de uma turma de primeira série. Pensei que milagre esta professora realizou para trabalhar um conteúdo tão abstrato, visto que meus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, tem dificuldade em se localizar entre os continentes. Durante a leitura fui descobrindo que a preocupação era primeiramente localizar este aluno no pequeno universo para depois ampliar o mesmo. Penso que a educadora foi corajosa, em fazer com que os alunos experimentassem algo novo, diferente, sem aquela preocupação que o aluno precisa necessáriamente assimilar tudo o que esta sendo estudado.
A turma que leciono atualmente é uma turma de primeira série (5,6 anos), quando trabalhamos a noção de espaço e de ocupação do espaço as falas ainda são muito restritas. Minha casa, a casa da tia, a escola, a creche, o mundo é uma "bola azul", o planeta também é azul, é bonito e grande, tem muitas coisas. A nossa sala é pequena, a sala dos outros é maior, referindo-se as demais salas da escola. Uma atividade que gosto de fazer com eles é caminhar pelo bairro, observando os diferentes locais, as placas, os números, estamos a frente da escola, atrás da escola, esta é a rua do lado da escola. Aos poucos vamos construindo noções de espaço e de mundo que as cercam."
Foi incentivadora esta leitura, pois neste mês estamos trabalhando o Projeto: Conversas sobre a nossa cidade. Os alunos já identificaram seu bairro, sua rua, agora estaremos visitando os bairros dos colegas. Esta sendo muito bacana.
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