A Petrobras trabalha com ousadia e criatividade, buscando ultrapassar limites e desenvolver tecnologias com cada vez menor impacto ambiental.
A Energia Eólica, que utiliza a força dos ventos para gerar eletricidade, e o ônibus a hidrogênio, desenvolvido a partir de células a combustível, são exemplos dessa empreitada inovadora.
Na Dinamarca, a contribuição da energia eólica equivale a 12% da energia elétrica total produzida no país; no norte da Alemanha, região de Schleswig Holstein, a contribuição eólica já passou de 16%; e a União Européia tem como meta, até 2030, gerar 10% de toda eletricidade a partir do vento.
A energia anual gerada por uma turbina de 600kW evita, em média, a emissão de 1.200 toneladas por ano de CO2, caso a mesma quantidade de energia fosse gerada por uma central diesel elétrica.
A energia produzida por uma turbina eólica durante sua vida útil (20 anos) é oito vezes maior que a quantidade de energia usada para construí-la, mantê-la, operá-la, desmontá-la e recuperá-la totalmente. Em apenas três meses de operação, a turbina produz energia equivalente à energia gasta para sua construção e operação.
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi colega: Realmente a energia eólica deve ser a fonte de energia do futuro. Será que os detentores do poder economico vão permitir? Abraços Ivone
Postar um comentário