quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Semana de Arte Moderna de 1922

A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras.
A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/

Um comentário:

Maria Lucia disse...

Tarsila do Amaral, não é a referência que alguns professore de Artes usam em suas aulas. Porém para a realização de um trabalho com os alunos que são iniciantes no conhecimento da história da arte, eu, pessoalmente, penso que é a melhor. Por suas formas simples, uso de cores vibrantes podemos fazer ótimas releituras e aplicar diversas técnicas sobre a obra da pintora.
Para nós, brasileiros, a Semana de Arte Moderna, foi importante, pois a partir dela que surgiran os novos conceitos e rupturas dando forma a um novo momento, a arte contemporânea.