Esta semana passei um tempo muito agradável lendo Pedagogia da Auonomia de Paulo Freire, refletindo sobre a atividade da aula presencial, onde analisamos diversas perguntas, lembrei-me de algo que o mestre escreveu: "... é fundamental que, na prática da formção docente, o aprendiz de educador assuma que o indispensável pensar certo não é presente dos deuses... o pensar certo que supera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador." pg. 43. fiquei um pouco impaciente durante a atividade, pois algumas perguntas eram um tanto digamos engraçadas, mas pensando com cautela, também é uma forma de fazer com que todos refletíssemos, sobre como devemos ouvir aquilo que os outros querem falar e saber.
domingo, 24 de agosto de 2008
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
O Estado na ótica Neoliberal
Reflexoes feitas a partir da leitura do texto:POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO
Vera Maria Vidal Peroni
Com certeza foram muitas as aprendizagens. Considero que o primeiro ponto é a questão do Estado mínimo. Já havia escutado uma professora (doutora), falar a respeito em um curso para gestores escolares, mas não tinha assimilado o conteúdo por completo. Um outro aspecto a ser seriamente discutido é o da avaliação da educação, os mecanismos utilizados e a forma como isto vem sendo articulado tanto na esfera da escola quanto a nível de Brasil e Mundo. Participei recentemente de uma reunião pedagógica onde os resultados da provinha e prova Brasil foram discutidos entre os professores e a direção. No nosso seminário municipal, que contou com conferencistas de renome, alguns iniciaram a reflexão com as estatísticas dos resultados e um alerta sobre a qualidade da educação. Peroni debate este tema amplamente e aponta as possíveis causas para o caos instaurado. Uma possibilidade que chamou muito a minha atenção foi a inclusão de uma boa parcela da população para a qual a educação não foi pensada, por isso a reprovação, os fracassos, as evasões escolares. A gestão que é algo bem interessante não fosse o comprometimento que leva ao foco empresarial e não ao exercício da democracia, que enfrenta atualmente segundo a autora um esvaziamento no seu sentido mais amplo, que é a escolha de representantes do povo para garantir seus direitos através do Estado, enquanto este dominado pelo ótica Neoliberal busca o repasse de suas obrigações para iniciativa privada.
Vera Maria Vidal Peroni
Com certeza foram muitas as aprendizagens. Considero que o primeiro ponto é a questão do Estado mínimo. Já havia escutado uma professora (doutora), falar a respeito em um curso para gestores escolares, mas não tinha assimilado o conteúdo por completo. Um outro aspecto a ser seriamente discutido é o da avaliação da educação, os mecanismos utilizados e a forma como isto vem sendo articulado tanto na esfera da escola quanto a nível de Brasil e Mundo. Participei recentemente de uma reunião pedagógica onde os resultados da provinha e prova Brasil foram discutidos entre os professores e a direção. No nosso seminário municipal, que contou com conferencistas de renome, alguns iniciaram a reflexão com as estatísticas dos resultados e um alerta sobre a qualidade da educação. Peroni debate este tema amplamente e aponta as possíveis causas para o caos instaurado. Uma possibilidade que chamou muito a minha atenção foi a inclusão de uma boa parcela da população para a qual a educação não foi pensada, por isso a reprovação, os fracassos, as evasões escolares. A gestão que é algo bem interessante não fosse o comprometimento que leva ao foco empresarial e não ao exercício da democracia, que enfrenta atualmente segundo a autora um esvaziamento no seu sentido mais amplo, que é a escolha de representantes do povo para garantir seus direitos através do Estado, enquanto este dominado pelo ótica Neoliberal busca o repasse de suas obrigações para iniciativa privada.
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segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Tic tac - passa o tempo
4. Refletindo sobre o planejamento do tempo?
Quando planejamos, precisamos tomar decisões, escolher, rever prioridades. Ao completar a tabela descobri que não consigo somar às vinte horas necessárias, já inclui boa parte do sábado à tarde e o domingo à noite, que já utilizava no outro semestre e ainda não somei o tempo que foi solicitado no primeiro semestre pelo Pead. Descobri que neste semestre PRECISO de mais dedicação, caso contrário, acredito que não terei condições físicas e emocionais para terminar bem o período letivo, visto as disciplinas que enfrentaremos até o final deste ano.
PENSANDO BEM
Postagem 2 : que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?
A elaboração da apresentação é um desafio, dez minutos, explanação, selecionar os tópicos que demonstrem de forma clara e objetiva a aprendizagem construída. Na verdade é um grande desafio. Acredito que esta é uma aprendizagem bem importante, condensar em poucas e significativas palavras o que um semestre inteiro, muitas leituras e atividades nos proporcionaram em termos de conhecimentos.
O workshop é um momento rico em troca de aprendizagens. São vários colegas, interpretando e relatando o que aprenderam, como trabalharam suas experiências e vivências. As aprendizagens que eu consolidei foram que é preciso reavaliar a prática pedagógica sempre, buscando compreender as necessidades dos nossos alunos. Isto ficou evidente com relatos como de algumas colegas que demonstram verdadeira paixão pelo ofício, ou outros que de forma muito simples, sem muitos recursos tecnológicos, mas com profundidade de conhecimento e sentimento relataram suas experiências.
O workshop é um momento rico em troca de aprendizagens. São vários colegas, interpretando e relatando o que aprenderam, como trabalharam suas experiências e vivências. As aprendizagens que eu consolidei foram que é preciso reavaliar a prática pedagógica sempre, buscando compreender as necessidades dos nossos alunos. Isto ficou evidente com relatos como de algumas colegas que demonstram verdadeira paixão pelo ofício, ou outros que de forma muito simples, sem muitos recursos tecnológicos, mas com profundidade de conhecimento e sentimento relataram suas experiências.
1,2,3 olha nóis aqui outra vez
Postagem 1 : que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
No decorrer das interdisciplinas, durante o semestre, o grau de aprendizagem já exige muita reflexão, revisão, reavaliação de conceitos e idéias, por isso para mim a síntese é um momento de concluir alguns pensamentos e idéias elaboradas, por isto encontro alguma dificuldade em relatar exemplos, pois sempre fico com aquela sensação de que já tinha escrito e não gosto muito de repetir. Problema da hiperativiade.
Durante a elaboração da síntese de 2008/1, abordei alguns aspectos que considerei significativos como a memória, a própria interdisciplinaridade, o planejamento. O que foi mais significativo, foi a questão da importância de parar de dividir em partes o conhecimento, como se o ser humano aprendesse de forma dissociada. Agora é Matemática, uma hora depois, guarda a Matemática e vamos aprender Português, guarda o Português vamos aprender Ecologia. O que ficou evidente foi o esforço dos professores das diferentes áreas em demonstrar na prática que é possível sim, trabalhar o mesmo conhecimento de forma integrada através das diferentes áreas do saber.
Durante a elaboração da síntese de 2008/1, abordei alguns aspectos que considerei significativos como a memória, a própria interdisciplinaridade, o planejamento. O que foi mais significativo, foi a questão da importância de parar de dividir em partes o conhecimento, como se o ser humano aprendesse de forma dissociada. Agora é Matemática, uma hora depois, guarda a Matemática e vamos aprender Português, guarda o Português vamos aprender Ecologia. O que ficou evidente foi o esforço dos professores das diferentes áreas em demonstrar na prática que é possível sim, trabalhar o mesmo conhecimento de forma integrada através das diferentes áreas do saber.
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