Reflexoes feitas a partir da leitura do texto:POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO
Vera Maria Vidal Peroni
Com certeza foram muitas as aprendizagens. Considero que o primeiro ponto é a questão do Estado mínimo. Já havia escutado uma professora (doutora), falar a respeito em um curso para gestores escolares, mas não tinha assimilado o conteúdo por completo. Um outro aspecto a ser seriamente discutido é o da avaliação da educação, os mecanismos utilizados e a forma como isto vem sendo articulado tanto na esfera da escola quanto a nível de Brasil e Mundo. Participei recentemente de uma reunião pedagógica onde os resultados da provinha e prova Brasil foram discutidos entre os professores e a direção. No nosso seminário municipal, que contou com conferencistas de renome, alguns iniciaram a reflexão com as estatísticas dos resultados e um alerta sobre a qualidade da educação. Peroni debate este tema amplamente e aponta as possíveis causas para o caos instaurado. Uma possibilidade que chamou muito a minha atenção foi a inclusão de uma boa parcela da população para a qual a educação não foi pensada, por isso a reprovação, os fracassos, as evasões escolares. A gestão que é algo bem interessante não fosse o comprometimento que leva ao foco empresarial e não ao exercício da democracia, que enfrenta atualmente segundo a autora um esvaziamento no seu sentido mais amplo, que é a escolha de representantes do povo para garantir seus direitos através do Estado, enquanto este dominado pelo ótica Neoliberal busca o repasse de suas obrigações para iniciativa privada.
Vera Maria Vidal Peroni
Com certeza foram muitas as aprendizagens. Considero que o primeiro ponto é a questão do Estado mínimo. Já havia escutado uma professora (doutora), falar a respeito em um curso para gestores escolares, mas não tinha assimilado o conteúdo por completo. Um outro aspecto a ser seriamente discutido é o da avaliação da educação, os mecanismos utilizados e a forma como isto vem sendo articulado tanto na esfera da escola quanto a nível de Brasil e Mundo. Participei recentemente de uma reunião pedagógica onde os resultados da provinha e prova Brasil foram discutidos entre os professores e a direção. No nosso seminário municipal, que contou com conferencistas de renome, alguns iniciaram a reflexão com as estatísticas dos resultados e um alerta sobre a qualidade da educação. Peroni debate este tema amplamente e aponta as possíveis causas para o caos instaurado. Uma possibilidade que chamou muito a minha atenção foi a inclusão de uma boa parcela da população para a qual a educação não foi pensada, por isso a reprovação, os fracassos, as evasões escolares. A gestão que é algo bem interessante não fosse o comprometimento que leva ao foco empresarial e não ao exercício da democracia, que enfrenta atualmente segundo a autora um esvaziamento no seu sentido mais amplo, que é a escolha de representantes do povo para garantir seus direitos através do Estado, enquanto este dominado pelo ótica Neoliberal busca o repasse de suas obrigações para iniciativa privada.
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