segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008

Reflexão sobre o Projeto de Aprendizagem – PA
Possibilidades de AprendizagemUm projeto que toma as proporções que estes projetos dos grupos do PEAD, tomaram, só em grupo para dar conta, ou pelo menos mais tempo para fazer individualmente. A divisão de atividades, a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, sugestões, novas aprendizagens a partir de situações levantadas pelas colegas, tudo isto enriquece um trabalho, porque acrescenta novos olhares que individualmente talvez nem fossem lembrados ou cogitados na pesquisa, mas que ao final qualificam o projeto, como um todo.Dificuldades EncontradasO acesso as tecnologias (por desconhecimento meu), a comunicação on line, devido a pouca disponibilidade de horários, reunir o grupo, pouca disponibilidade de dados, referente a venda dos medicamentos naturais.Vantagens desta metodologia sobre outras estratégias usadas por você na sua prática de sala de aula;O trabalho cooperativo quando presencial é relativamente mais fácil, utilizo bastante nas minhas aulas, até porque a interação constrói a aprendizagem. Interagir com outros quando estamos inseguros, quando temos dúvidas possibilita uma segurança de que não estamos sós em nossos dilemas, que aquilo que muitas vezes nos aflige, a outros também preocupa. Por isso gosto muito da metodologia de projetos, aliás, meu planejamento é todo embasado em projetos, mas presenciais.
Postado por ROSELI J FÜHR às 04:31 1 comentários
Domingo, 16 de Novembro de 2008

Políticas públicas para educação
Neste semestre as interdisciplinas de ECS, Gestão e Organização do Ensino Fundamental, têm nos proporcionado, profundas e significativas reflexões a respeito das políticas públicas de educação, o que acredito nos torna conscientes de situações que podemos a partir de agora, identificar como sendo responsáveis por muitos dos problemas, que enfrentamos dentro de cenário educativo brasileiro. Como denuncia AKKARI: “A fragmentação do sistema educativo brasileiro é alimentada por três fenômenos maiores: a privatização neoliberal, a descentralização e o pacto das elites.”A questão do Estado mínimo incutido na privatização neoliberal, a descentralização que por sua vez possibilita aos municípios utilizar um percentual da arrecadação e investir em educação, muito bom, para quem tem significativa arrecadação, mas e quem arrecada pouco, como vai financiar uma educação de qualidade. O pacto das elites, é o fruto de uma sociedade regida pelo capitalismo, estruturada na filosofia burguesa que nos remete aos dois primeiros norteadores, privatização e descentralização. Percebemos assim uma roda que fortalece o engessamento do ensino público e que gera essa realidade de índices de aprendizagens tão abaixo dos paises desenvolvidos.
Postado por ROSELI J FÜHR às 16:54 0 comentários
Domingo, 19 de Outubro de 2008

Marx e a educação contemporânea
Esta atividade deu o que pensar, ler, reler, escrever e revisar o que havia escrito. Mas ao final da produção valeu a pena, pois fiquei com aquela sensação, que legal, eu escrevi isto.A QUESTÃO:"Em uma sociedade dominada pelo consumismo, disponibilizar tempo para o desenvolvimento humano, é algo que está fora das perspectivas. Existe uma frase que ainda é muito utilizada e que complementa esta idéia: “tempo é dinheiro.” Eu me coloco na mesma situação, pois atualmente trabalho cinqüenta horas semanais e curso o PEAD, mal sobra tempo para a alimentação e o descanso. Família é para ver como estão se virando."A CONCLUSÃO:" É um grande desafio para o educador do século XXI, continuar reproduzindo e sustentando este modelo de sociedade capitalista alienada ou arregaçar as mangas e trabalhar em favor de uma nova sociedade que busque a valorização e o desenvolvimento do ser humano para além do capital."
Postado por ROSELI J FÜHR às 16:11 0 comentários
Domingo, 12 de Outubro de 2008

Currículo e Avaliação
A reflexão proposta para esta última semana sobre o currículo e avaliação, na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, foi muito interessante, pois nos faz refletir sobre a nossa prática, bem como a postura da escola onde atuamos. De que forma está organizada, como enfrenta seus problemas. O que pensa para a educação. É óbvio que tenho consciência de que nossa escola como muitas outras enfrenta problemas de rendimento escolar, de renovação da forma de avaliar, de adequar o currículo a realidade, buscando propostas de interação com o meio, que valoriza os saberes como conjunto de aprendizagens. Me sinto feliz por poder afirmar que estamos avançando no sentido de implantar a proposta sóciointeracionista, visto que reestruturamos a avaliaçao onde o qualitativo prevalece sobre o quantitativo. É um passo importante para repensar a prática pedagógica.
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Domingo, 21 de Setembro de 2008

Educação brasileira: competências e atribuições fracionadas
Algumas coisas que escrvi e confesso, gostei de escrever:Desenvolver políticas articuladas ainda é um caminho a ser percorrido como destaca Farenzena 2 “ A atuação dos governos em regime de colaboração na área da educação ainda é um objetivo a ser perseguido... Permanece assim, para os sujeitos envolvidos nas negociações e acordos de colaboração a construção de políticas articuladas...”Realmente, é complicado afirmar que existe um regime de colaboração desenvolvido satisfatoriamente. É comum observar rivalidades entre escolas estaduais e a Secretaria Municipal de Educação, visto que o jogo de responsabilidade já se inicia em primeira instancia. Um exemplo pequeno, mas que denota a ponta de um icerbeg. O município onde eu atuo organizou recentemente o NAE, Núcleo de Aprendizagens Especializadas. Como sou professora de ambas as redes, meus alunos da rede municipal freqüentam o NAE, já os alunos da rede estadual não são atendidas, pois o que se houve é que o estado deve enviar especialistas na área da educação, psicologia e saúde para atender a demanda de sua rede. Os alunos, porém, são todos moradores do município. Onde está o problema? Na interpretação do município, ou no descaso do estado? BIBLIOGRAFIA1 - FARENZENA, Nalú. Federalismo e Descentralização. Porto Alegre, 2007 (mimeo).2 - FARENZENA, Nalú. Responsabilidades das esferas de governo para com a educação. Porto Alegre, 2007 (mimeo).3 - FARENZENA, Nalú. Sistemas de Ensino. Porto Alegre, 2007 (mimeo).
Postado por ROSELI J FÜHR às 17:01 0 comentários

A vida e o inesperado
Não postei mais reflexões desde 31 de agosto, porque no dia 6 de setembro minha mãe, meu ídolo, meu porto seguro, quem criou a mim e meus 6 irmaos sozinha numa vivuvez de pobreza e miséria teve esquemia cerebral. De lá para cá temos passado alguns dias no hospital, outros em casa, ela ainda nào cominha, enfim, estou reaizando leituras, mas a concentracão está dificil. Peço a Deus a benção de permitir que ela alcance a cura e que guerreira como é, vença mais esta batalha.Um ABRAÇO ROSELI.
Postado por ROSELI J FÜHR às 16:55 0 comentários
Domingo, 31 de Agosto de 2008

Fases da vida



Reflexão realizada a partir da leitura do texto: Introdução à Psicologia da vida adulta, autoras: Tania Beatriz Iwaszko Marques, Luciane Magalhães Corte Real, Jaqueline dos Santos Picetti. Indicada pela interdisciplina Psicologia da vida adulta.Parei para pensar sobre o que relamente é importante na minha vida e na vida dos meus familiares. O que buscamos, quais são nossas posturas, enfim, como gerenciamos a vida adulta.
Algumas situações que são extremamente importantes em um determinado momento, passam despercebidas em outros. A disputa de espaço no matrimonio entre o casal, a principio é algo importante para constituir identidade dentro do relacionamento, a partir do momento que isto esta concretizado, passa a não ter tanta importância.
As relaçoes de ciúme, fidelidade, gasto desordenado do orçamento familiar, tudo isto é um aprendizado para a idade adulta jovem, educação dos filhos, passa por duas fases de nossa vida adulta: a jovem (até os 40 anos) e a adulta(40 aos 60). Após estes períodos imaginase que os filhos estão ecaminhados ou deveriam estar.
Uma situação que me chamou atenção é o medo. Este sentimento acompanha o ser humano a vida toda, minha menina de três anos tem medo de crescer, a de 14 anos tem medo de não ingressar numa boa faculdade, meu marido tem medo de não conseguir manter um bom emprego, eu tenho medo de doenças terminais, minha mãe (76 anos) tem medo da morte. É um sentimento muito presente e a medida como ele nos afeta, muitas vezes condiciona o nosso comportamento.
O texto supra citado diz que: "A cada passagem, há perdas, mas há ganhos. Para algumas pessoas predominam os sentimentos de perda e para outras predominam os sentimento de ganho a cada etapa."

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