"Re - começar" - é começar de novo, mas não de qualquer ponto das inúmeras aprendizagens que ainda vamos construir juntas com o PEAD, a partir da disciplina do Seminário Integrador e sim do ponto final do semestre passado, o que constitui uma boa perspectiva, visto que nossas aprendizagens não se compactam em propostas isoladas. As aprendizagens realmente vão constituindo uma "teia" que vai sendo construída a partir de novas informações que vão se agregando, o re-buscar de algo que encerrava um período letivo, para dar continuidade na caminhada, mostra que não são propostas desvinculadas que se concluem no momento de sua realização. Acredito que este "olhar" tem algumas implicações que devem ser consideradas. Primeiro: é um olhar saudoso, pois lembra a alegria de ter concluído, a sensação de dever cumprido, foi muito bom. Um olhar reflexivo, de quem precisa retomar registros feitos e assim relembrar as aprendizagens e o conteúdo apreendido, bem como as conclusões que optivemos. Um olhar crítico, para discernir o que realmente é significativo elencar como importante, em um espaço reduzido (10 minutos da apresentação oral) e assim poder expressar os conhecimentos agregados às vivências pedagógicas realizadas, tanto em sala de aula quanto fora do ambiente escolar. A partir destas reflexões gostaria de concluir afirmando que, entre algumas aprendizagens que ocorreram no final do processo, gostaria de destacar: estar atenta aos prazos de entrega é fundamental para a tranquilidade da realização das atividades; considerar todas as informações como sendo relevantes e registrá - las constituem importante suporte na conclusão; compreender a dinâmica do PEAD, foi para mim uma das mais significativas aprendizagens, enquanto organizava o texto do relatório final, fui percebendo o quanto esta formação fica próxima da realidade da sala de aula e sobretudo o quanto modifica e qualifica a prática. O que penso ser um dos objetivos mais significativos desta graduação.
domingo, 30 de março de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)